Situação atual de Águas Boas

Caracteriza-se por ser uma freguesia tipicamente rural, virada para o setor agrícola e florestal e de onde sobressaem as belas paisagens naturais. Diz- se de Águas Boas que é dotada de ares lavados, soalheira, terra úbere e frescal.

Situação atual de Forles

Forles é uma aldeia antiquíssima e que desde sempre viveu do setor agrícola, oferecendo uma paisagem caracteristicamente rural e onde o tempo parece não ter passado, cheia de riqueza histórica e patrimonial.
É exemplo a sua Igreja que remonta aos finais do século XVII, princípios do século XVIII, dotada de boas tribunas e talha dourada e é de campanário e granito aparelhado, recheada de imagens de valor reconhecido; possui ainda um cruzeiro, um chafariz do Rossio – Chãozinho, Casa Solarenga e é uma freguesia onde o traço das fachadas das casas e toda a sua paisagem envolvente nos transporta ao século XVII.

Em 2013 por deliberação governamental, houve a união das duas freguesias de Águas Boas e de Forles que permitiu que se tornasse em área numa das maiores freguesias do concelho de Sátão.

INFORMAÇÃO DOS CENSOS

Águas Boas
Orago: Espírito Santo
População: 225 Habitantes
Área: 7,95 Km2;